Muito em moda, a palavra gratidão vem ganhando um sentido genérico: o de aceitação. Mas, será que o sentimento de gratidão, se resume a receber gratuitamente, seja lá o que for, e da forma que vier?
A aceitação de tudo o que é vivenciado pode ser uma forma passiva de não lidar com situações de conflitos emocionais. Quando isto ocorre, pode vir uma sensação se subserviência e rebaixamento. E esses sentimentos podem se transformar em tristeza, ou outros.
Por isto, a aceitação e o sentimento de gratidão são emoções diferentes.
Não estou utilizando neste texto o conceito de sentimento de gratidão de forma genérica, mística ou religiosa.
Estou falando de situações concretas e emocionais que envolvem a oportunidade de algo ou alguém lhe “abrir portas” e você aproveitar essa condição para trabalhar a sua autonomia e a condição para o seu desenvolvimento, seja: pessoal, no trabalho, socialmente, ou no acolhimento emocional oferecido.
Mas, há uma longa estrada a construir até chegarmos neste sentimento, que é o mais nobre e profundo que o ser humano pode vivenciar: o sentimento de gratidão.
Nessa estrada é necessário sinalizar uma via de mão dupla.
Da mesma forma que recebemos, precisamos ofertar nossas melhores condições emocionais, de trabalho, ou que envolvam questões sociais. Lembra! É uma via de mão dupla.
É um privilégio termos pessoas ao nosso redor que nos acolham emocionalmente, que sejam parceiras, nos atribuam créditos, que nos ensinem e sobretudo, nos perdoem.
Ah! Tem mais um detalhe, nessa estrada é preciso se despir para construí-la. Sim, você precisará se desnudar do egoísmo, da má vontade, da auto suficiência e da arrogância. Talvez por isso, a estrada seja tão trabalhosa na sua construção.
A manutenção desta construção se faz necessária. As vezes o guard rail pode estar danificado, pois você, com toda a sua presunção resvalou em alta velocidade e imprudência contra alguém. Ou a lâmpada da humildade que iluminava o caminho se apagou, e precisa ser trocada.
Uma estrada sólida dura décadas, e se de fato você vivenciou experiências de sentimento de gratidão, você poderá passear por ela em inúmeras situações, e com todo o seu legado de pessoas generosas que convive e conviveram com você.
Mas tenha em mente que neste caminho terá sempre uma placa em algum trecho: “estamos em manutenção”.
As experiências contribuem para o amadurecimento emocional do ser humano, e o processo de psicoterapia, auxilia no entendimento dos sentimentos vivenciados nas relações e possibilita o reconhecimento destes.
O processo psicoterapêutico, lida com transformações na estrutura da mente,
avalia o significado das emoções e oportuniza situações de mudanças.
É um processo único e um investimento pessoal, que traz
retorno em qualidade de vida e bem-estar.
Kommentare