top of page
Silvana Rocca

Conversando sobre Ansiedade e Procrastinação

O significado de procrastinar é deixar para depois, deixar para o outro, adiar ou popularmente falando “empurrar com a barriga”. Algumas pessoas confundem o conceito de procrastinar com o conceito de ser preguiçoso...


Ser preguiçoso significa não gostar de trabalhar. A ansiedade não tem a ver com não ter gosto pelo trabalho. Longe disso! A pessoa ansiosa está sempre muito atarefada.


O portador de ansiedade, seja no trabalho ou nas atividades diárias pode se ocupar com vários afazeres que não são seus.


Quando se envolve com os seus afazeres, pode eleger atividades irrelevantes como principais. Assim, perde tempo não lidando com o que precisa ser feito.


Muitas vezes isto ocorre porque existe uma insegurança, um medo ou a pessoas se vê incapaz de conseguir realizar um trabalho mais elaborado, então a mente se atém às áreas corriqueiras e simples de uma atividade.


Está situação traz um alivio instantâneo, pois, o que pode ser considerado estressante, é adiado ou deixado para outra pessoa resolver.


Assim, a pessoa portadora de ansiedade deixa acumular atividades de maior relevância, e que em algum momento precisará ser realizada. Isto faz com o que o tempo interno esteja em desarmonia com o horário do relógio.


Exemplo destes descompassos, entre o relógio “interno” e o “externo”, são as frequentes queixas dos cônjuges e filhos de não conseguirem fazer refeições, ir a eventos ou aproveitar períodos de lazer juntos, pois neste tempo o portador de ansiedade está realizando atividades que não conseguiu cumprir durante o período de trabalho.


Por outro lado, a pessoa portadora de ansiedade sente em muitos momentos culpa, por não dar atenção aos amigos, familiares e filhos, e por não desfrutar de momentos de prazer.


E por mais que se desculpe, prometa ou tente, não consegue mudar o comportamento. E o ciclo vicioso da procrastinação prossegue.


É substancial o auxílio da psicoterapia para a compreensão do funcionamento mental, é este entendimento que possibilitará a transformação dos comportamentos.


A avaliação psicológica auxilia no diagnóstico de ansiedade e avalia qual a melhor ferramenta de trabalho psíquico para cada pessoa, considerando que cada ser humano é único e que as emoções emergentes nos quadros de ansiedade podem ser diferentes para cada indivíduo.


Se interessou pelo tema? Saiba mais lendo o texto

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page