top of page
Silvana Rocca

Conversando sobre o Dia Mundial da Saúde Mental

Talvez a linha que se supunha ser tão demarcante entre saúde emocional e doença, seja mais tênue do que se possa imaginar.


A Federação Mundial da Saúde Mental instituiu o dia 10 de outubro como o dia mundial da saúde mental. Nesta data, são promovidas ações e palestras de conscientização dos cuidados da área emocional.


O tema da campanha este ano é: “tornar a saúde mental uma prioridade global para todos”.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum transtorno de saúde mental.


Os estigmas e discriminações, associados aos transtornos emocionais, podem levar algumas pessoas a não buscarem o auxilio necessário para o melhor bem estar psíquico.


Talvez isto ocorra porque a sociedade conscientemente ou não, faz uma clara divisão entre pessoas doentes e pessoas sãs.


Assim, considerar que uma pessoa é doente por ter um transtorno emocional pode desqualifica-la, diminuindo seu potencial para o trabalho, o relacionamento social e familiar.


Uma pessoa portadora de um transtorno, não é uma pessoa incapaz. É alguém que tem uma área mental a ser tratada. Da mesma forma, que uma pessoa não está desqualificada por ser portadora de diabetes.


Comparando os cuidados clínicos, que um portador de diabetes precisa dispor ao longo da vida, com os cuidados de saúde mental, que um portador de transtorno emocional precisará, podemos dizer que ambos podem viver naturalmente e dentro de suas melhores capacidades emocionais e racionais, pois a doença estará sob controle.


Assim, os transtornos psíquicos como a depressão, a bipolaridade e a ansiedade, entre outros quadros, quando não tratados, trazem prejuízos fazendo com que a pessoa não alcance suas aspirações e projetos pessoais ao longo de sua vida.


O acompanhamento psiquiátrico e a psicoterapia são os recursos terapêuticos indicados para o tratamento dos quadros psíquicos.


No entanto, a psicoterapia não implica somente em tratar transtornos emocionais. A psicoterapia também é indicada para pessoas que desejam ampliar o campo das percepções, do cotidiano e das relações. O autoconhecimento e amadurecimento de emoções e sentimentos, trazem uma melhor compreensão das relações consigo e com o mundo ao seu redor.



Comments


bottom of page