top of page

Conversando sobre o dia do Psicólogo, ano que a profissão comemora 60 anos.

Silvana Rocca

A psicologia chegou a sua melhor idade. Em 27 de agosto de 1962, por meio da lei 4.119, foi reconhecida a profissão de psicólogo no Brasil.


A psicologia é uma ciência que auxilia a compreensão do funcionamento psíquico de cada pessoa, possibilitando o conhecimento das emoções que influenciam o seu próprio modo de viver e as relações com as pessoas da família, do trabalho e convívio social.


Os psicólogos são capacitados por anos de estudos, para ouvir tecnicamente uma situação vivenciada e auxiliar na compreensão do significado emocional desta.


Quando uma pessoa se dispõe a fazer psicoterapia, podemos dizer a grosso modo, que ela está disposta a reorganizar e reavaliar várias áreas de vida, que precisam de uma modificação e que a levará a um melhor bem estar.


A psicoterapia é um processo, ou seja, é uma ação continua e prolongada de uma atividade mental. Por isso há necessidade de ser combinado dia e horário de frequência dos encontros, chamados de sessão.


Existem várias linhas de orientação de estudo dos psicólogos e várias áreas de atuação além da clínica, como por exemplo as áreas sociais, trabalhistas, do esporte, educacional, hospitalar, do trânsito e outras.


Na relação clínica, o psicólogo não é alguém que sabe mais ou menos que o seu cliente. Pode ter um conhecimento diferente, isto é, não coloca ninguém num patamar de sabedoria maior. O importante é o que esta relação pode produzir. Pois é uma relação única e construída a dois.


Mas é interessante ver como a psicologia para algumas pessoas passa a ser algo irrelevante ou inexistente e algumas frases denunciam a impossibilidade de alguns lidarem com a mente: “Criança não tem opinião”; “Engole o choro”; “Se eu tivesse o dinheiro dela, ia ficar triste em Paris”; “Angustia! Falta do que fazer! Esquenta a barriga no fogão e esfria no tanque, que passa”; “Ansiedade! Falta de Deus”; “Uma moça tão bonita e tão inteligente, com quadro bipolar, eu nunca ia imaginar!”


Uma criança sem opinião ou que não é ouvida, pode ser um adulto que passa um mês trancado num quarto em Paris.


Muitos religiosos tem ansiedade assim como a modelo, a atriz e a miss, podem ter bipolaridade.


A psique afeta a todos independente da profissão, religião e da condição social.


Desta forma, mesmo que ainda jovem aos 60 anos, a psicologia tem a esperança de ser mais vista e alcançada por muitos.


Parabéns aos psicólogos, a todas as pessoas que acreditam na psiquê e sobretudo aos clientes que se dispõe a desnudarem-se mentalmente em um caminho desconhecido como é a mente humana e nos confiam sua “alma”.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page