O que antecede as relações de amor e sexualidade é o respeito, por si mesmo e pelos outros. Este árduo trabalho com os filhos, inicia no nascimento e se desenvolve até a maturidade.
![](https://static.wixstatic.com/media/96c163_7c3e6ca9b6d344ceb44da5154bd9e8c9~mv2_d_3456_2304_s_2.jpeg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/96c163_7c3e6ca9b6d344ceb44da5154bd9e8c9~mv2_d_3456_2304_s_2.jpeg)
Quando os pais tem uma dúvida, sobre a sexualidade de seus filhos, na maioria das vezes, o questionamento é sobre o que ocorreu, que estes não seguiram seu corpo biológico.
Vamos conversar, sobre as expectativas de ser pais.
Nas primeiras ecografias, além de saber se está tudo bem com o bebê, o desejo é de saber o sexo do filho.
Antes da gravidez, os pais imaginam seus filhos e alguns escolhem as características sexuais, de personalidade, de inteligência e de beleza.
Como se produzissem, ou criassem uma expectativa, de que já sabem quem e como serão seus filhos.
Porém, terão que com muita paciência, descobrir quem de fato são, ao longo de uma jornada.
Entre os quatro, seis ou mais anos, em geral, as meninas e meninos passam por um processo de maior identificação sexual, com seus genitores.
As “clássicas paixões” dos meninos pela mãe e das meninas pelo pai, mas, pode ocorrer o inverso, meninos se “apaixonam” pelo pai e meninas pela mãe.
Embora todo o processo psíquico de formação da sexualidade, venha ocorrendo desde o nascimento, essa fase de desenvolvimento é importante, e é onde possivelmente se fixarão alguns modelos do mundo masculino e feminino.
Na adolescência, novas identificações ocorrerão na área da sexualidade.
Em torno de todas essas identificações, as relações de afeto, acolhimento, valores emocionais, e morais, estão sendo vivenciadas, em casa, na escola e no ambiente social.
O processo de identificação sexual, não é somente biológico, é psíquico.
A maior preocupação dos pais, que conseguem perceber as tendências sexuais de seus filhos, é que eles não entrem, para um caminho da marginalidade, da exclusão, do submundo e não sejam mau tratados.
Que o respeito, compromisso e dignidade consigo, se façam presentes em qualquer situação vivenciada.
Investir em valores, em ouvir e conversar sobre verdades, dedicar tempo aos filhos e olhar para eles, mesmo que você não reconheça todas as suas expectativas do seu sonhado bebê, é um exercício emocional que as vezes causa desilusão.
A desilusão faz parte do amadurecimento do amor.
Afinal... o amor...esse que é universal, tem distinção de sexo?
O processo psicoterapêutico, lida com transformações na estrutura da mente,
avalia o significado das emoções e oportuniza situações de mudanças.
É um processo único e um investimento pessoal, que traz
retorno em qualidade de vida e bem-estar.
Comments