Por mais que um namoro seja “longo” e que os parceiros acreditem que se conheçam emocionalmente, durante a relação estabelecida no casamento, muitas áreas emocionais desconhecidas virão à tona. E proporcionarão novas construções nesta relação.
Existe um contrato psíquico envolvido no casamento, que diz respeito aos planos, desejos e realizações individuais ou a dois, que nem sempre são verbalizados pelo casal.
Mas, durante o casamento as situações vivenciadas individualmente e a dois proporcionarão modificações neste contrato.
Estas mudanças podem estar relacionadas as novas demandas que irão surgir, como: novos amigos, situações de trabalho, questões financeiras, estudo, filhos. E as questões intrapsíquicas, ou seja, a forma como cada qual lida com a sua mente.
Uma questão importante, e as vezes difícil de perceber, é a distância que precisa ser estabelecida na relação com o outro, para que este contrato possa ser revisto e reajustado as novas demandas que a vida e a mente estabeleceram.
Para que um casamento entre em uma área harmoniosa, é necessário manter uma certa distância entre os cônjuges, que não pode ser colada ou infinitamente distante um do outro.
Se esta relação for estabelecida sem distância, e o fazer junto “tudo” for frequente e intenso, os envolvidos perdem a individualidade e podem se sentir sufocados pelo outro.
Porém, se nesse relacionamento houver muita distância entre os cônjuges e cada um agir de forma com que se cumpra somente os seus desejos individuais, perder-se o vínculo afetivo e outro fica muito longe, sem espaço para uma aproximação de intimidade.
Essa medida entre o colado e o distante, que nem sempre é exata, traz um certo equilíbrio para o relacionamento a dois e pode proporcionar as reformas necessárias nesta relação.
Assim, podemos dizer que a construção de um casamento contará sempre com reformas, construções novas e reparos, individuais ou a dois, no intuito de uma relação mais acolhedora, mesmo que, com todos os desconfortos que uma reforma pode trazer.
A psicoterapia de casal visa trabalhar os conflitos
existentes no relacionamento a dois, proporcionando
uma reflexão a respeito do momento vivenciado no casamento.
Kommentarer