Conversando sobre a interferência do uso de bebida alcoólica no Relacionamento Conjugal
- Silvana Rocca
- 27 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Algumas vezes, é difícil para os cônjuges definirem quando o companheiro(a) iniciou o abuso ou dependência do álcool, visto que, inicialmente este consumo pode parecer permanecer dentro de padrões naturais. A dificuldade de percepção ocorre porque o alcoolismo se instala de forma gradual.

Quando as discussões entre o casal são frequentes e envolvem na maioria das vezes a quantidade de bebida alcoólica ingerida por um ou outro companheiro, podemos dizer que há uma indicação do uso abusivo de bebida alcoólica.
É muito comum ouvir de uma pessoa que ingere bebida alcoólica abusivamente que ela bebe socialmente.
Mas, o que é beber socialmente? Alguns estudiosos dizem que em média isto significa não ultrapassar duas doses de bebida destilada, quatro chopes ou mais de duas taças de vinho em cada ocasião social.
Porém na escalada pelo aumento de prazer que a bebida proporciona, pode vir o início da dependência do consumo de bebida alcoólica.
Está dependência afeta áreas psíquicas, físicas e do convívio em geral.
O alcoolismo vivido no casamento pode promover sentimentos de raiva, frustração e vergonha pelo companheiro(a), que experimenta situações vexatórias em várias situações sociais.
Levando em consideração que faz parte do casamento os convites para atividades sociais em família e com amigos, alguns aceites destes convites são delicados para o cônjuge, pois as situações vivenciadas nestas ocasiões podem ficar críticas, uma vez que o álcool presente na bebida produz a redução do senso crítico e rebaixa o pensamento, entre outros prejuízos psíquicos.
Então, as vezes, as discussões entre o casal iniciam quando o convite para um evento social é proposto, pois o conjugue já conhece o desfecho da festa.
Também surgem situações acirradas com o casal, quando a pessoa que tem uma dificuldade como o consumo de bebida alcoólica cria situações sociais para ingerir bebida, e este desfecho também já é conhecido.
A dependência do álcool é considerada uma doença porque progressivamente traz danos para a saúde, a família, o trabalho e as áreas convivência social.
A psicoterapia auxilia no melhor entendimento sobre o quadro de alcoolismo,
proporcionando acesso a emoções represadas e de pouco acesso.
Contribuindo assim, para o melhor entendimento psíquico.






Comentários